segunda-feira, 29 de outubro de 2012

SURGE UM NOVO LÍDER.

Com certeza foi uma vitória pessoal do Ex-Presidente Lula a eleição do Ex-Ministro da Educação Fernando Haddad do PT à Prefeitura de São Paulo frente ao veterano José Serra do PSDB que após 8 anos da desastrada administração de Gilberto Kassab deixam o comando da cidade para Haddad. Pode também ter sido a vitória do novo sobre o velho, do moderno sobre o antigo, das ideias novas sobre as velhas maneiras de governar. O PT recupera a Prefeitura de São Paulo e já mira em 2014, para ocupar o Governo do Estado governado pelos tucanos há quase 20 anos. O PT pensa em lançar Luiz Marinho Prefeito reeleito de São Bernardo para o Governo do Estado em 2014, com apoio do ex-Presidente Lula. O PT e PSB são os grandes vitoriosos das eleições 2012 com crescimento record em várias prefeituras pelo Brasil. Apesar que o PT foi derrotado em várias cidades pelo PSB, seu aliado Nacional em política, como nas cidades de Fortaleza, Recife, Campinas e Salvador, onde ganhou ACM Neto do DEM e em Manaus onde foi eleito o eterno "inimigo" do PT, Artur Virgílio do PSDB. Em SP, houve cerca de 30% de abstenções, nulos e brancos de votos de pessoas que não estão satisfeitos com os políticos ou com a maneira deles governarem. Isso é preocupante. A eleição de Fernando Haddad em SP, faz dele agora um novo líder dentro do PT, e dependendo de sua administração, surgirá uma nova liderança que poderá alçar voos mais altos num futuro próximo. Quanto a José Serra sai desgastado para concorrer a cargos em 2014, tanto para o Governo de SP, que deverá ter Geraldo Alckmin como candidato à reeleição, e para Presidente do país deverá ter Aécio Neves como o candidato do PSDB.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

AUMENTA NÚMERO DE NEGROS COM NÍVEL SUPERIOR.

Dados do Censo da Educação Superior 2011 divulgados em 16.10.12 pelo MEC - Ministério da Educação, apontam aumento no número de negros e pardos jovens (de 18 a 24 anos) com Ensino Superior ou cursando no país. Em 2011 8,8% dos jovens negros frequentavam Faculdades, em 2004 a proporção era de 5% e em 1997 de apenas 1,8% dos jovens negroas frequentavam Universidades. Quando são analisados os jovens autodeclarados pardos, também se observa melhora significativa. Em 2011 11% cursavam o Ensino Superior, ante 5,6% em 2004 e 2,2% em 1997. Esses números foram divulgados pelo MEC após publicação da Portaria que regulamenta a Lei de Cotas Raciais e Sociais nas Universidades Federais que entrará em vigor a partir de 2013 com 12,5% das vagas para estudantes que concluiram o Ensino Médio em Escola Pública, pobres, negros, pardos e indígenas e será implantada até 2016 com 50% das vagas para cotistas. Duas grandes Universidades brasileiras não adotam nenhum tipo de Cotas: as tucanas USP e UNICAMP de São Paulo e Campinas respectivamente administradas pelo Governo Tucano paulista. Daí o motivo do único voto contra as COTAS no Senado durante a votação da Lei ter sido dado pelo Senador Tucano de São Paulo Aloisio Nunes Ferreira. Os tucanos, assim como os DEMos que entraram no STF (e perderam) contra as Cotas, são contra negros e pobres nas UNIVERSIDADES. É uma vergonha.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

UMA NOVA ELEIÇÃO.

Temos 2 grandes vencedores nesse primeiro turno das eleições municipais no Brasil: o PSB que dobrou o número de Prefeitos eleitos em referência à eleição anterior e fortaleceu o Governador de Pernambuco Eduardo Campos, que surge como um novo líder dentro do cenário Nacional da política e dentro de um futuro próximo poderá alçar voos maiores em direção ao Planalto Central. Além disso o PSB ganhou também em primeiro turno em Belo Horizonte com Márcio Lacerda e em Recife. Outro vencedor seria o Ex-Presidente Lula que apostou suas fichas na candidatura de Fernando Haddad, preterindo Marta Suplicy que seria a candidata natural do PT à Prefeitura de São Paulo. Haddad começou a campanha com menos de 3% das intenções de votos e chegou ao segundo turno com 30% dos votos ultrapassando o favorito Celso Russomanno do PRB. Hoje Haddad aparece no segundo turno com 47% dos votos e José Serra com 37% e nos votos válidos Haddad tem 56% contra 44% de Serra. Outro político que sai vitorioso é o atual Prefeito do Rio Eduardo Paes do PMDB reeleito no primeiro turno. Mas uma coisa nos chama a atenção: se contarmos os votos Nulos, Brancos e Abstenções em SP (31,25%) teríamos mais votos que o primeiro colocado José Serra com 30,75% no primeiro turno. Isso é preocupante.