sábado, 29 de janeiro de 2011

EGITO: UMA NOVA AMEAÇA???













O Egito já foi o berço da civilização mundial e um dos Impérios da Antiguidade, com suas Pirâmides, Reis e Faraós e o rio Nilo que corre fertilizando e produzindo alimentos há séculos. Hoje o país tem cerca de 80 milhões de habitantes e é a segunda economia do mundo árabe, ficando atrás apenas da Arábia Saudita, mas que apresenta um dos piores índices socioeconômicos entre os países do Oriente Médio e norte da África.
No poder há 30 anos o Ditador Hosni Mubarak de 82 anos é um aliado dos Estados Unidos de onde recebe ajuda financeira e Militar, tendo um dos mais poderosos Exércitos do Oriente Médio. Com o início de protestos no norte da África, através da Tunísia, os egipcíos viram aí a oportunidade de dar um basta às 3 décadas de Ditadura, desrespeito aos direitos civis, falta de Democracia e crescimento econômico que está estagnado e o povo sem emprego. Com o estouro dos protestos populares o Governo egípcio proibiu o uso dos telefones celulares, internet, colocou o Exército nas ruas para reprimir as manifestações, onde já há vários mortos e detidos, controlouo setor de comunicações no país.
Todos os Presidentes americanos que passaram pelo poder nesses últimos 30 anos sempre criticavam os países onde havia "Ditadores" e não tinham eleições diretas e os direitos civis não eram respeitados, como em Cuba, Coréia do Norte, China, etc. pois esses paises não eram aliados dos EUA. Mas no caso do Egito, onde tem um Ditador há mais de 30 anos e é o principal aliado dos americanos no mundo árabe, os americanos nunca criticaram o Governo do Egito por ser Ditador e não respeitar os Direitos civis. o Egito também tem boas relações com Israel.
A pergunta agora é a seguinte: e se um grupo radical muçulmano chegar ao poder no Egito, como ficará a situação de paz no Oriente Médio??? como se comportarão Israel e EUA???

Nenhum comentário: