quinta-feira, 25 de outubro de 2007

A FAVOR DA CPMF

Ninguém gosta de pagar imposto, pois nenhum imposto é bom. Mas, pelo menos a CPMF é um imposto justo. Justo como? talvez ele seja o único tributo onde todos pagam proporcional àquilo que movimentam financeiramente, independente da renda ou classe social, quanto mais se têm, mais se paga. Além disso, esse tributo serve para fiscalizar os sonegadores, os que praticam evasão de divisas, os que usam " laranjas" em suas contas bancárias, etc, etc. É por isso que os ricaços da FIESP/SP, fazem um movimento contra a prorrogação da CPMF, que querem ficar livres de pagar esse imposto. Para eles só resta a saida de voltar a guardar o dinheiro embaixo do colchão.
O que está errado, é a aplicação do dinheiro arrecadado com a CPMF não ser usado na Saúde, como estava na proposta original. Em contra partida o Governo deveria desonerar a folha de pagamento das empresas, diminuir impostos de alimentos e remédios e diminuir o desconto do Imposto de Renda no salário dos trabalhadores que ganham menos. Com essas medidas seriam gerados novos empregos no país, e a renda do trabalhador teria mais poder aquisitivo.
É de estranhar o jogo de cena que os "Demos" e tucanos fazem para a platéia dizendo serem contra a prorrogação da CPMF, ora eles são os pais desse imposto, e agora querem o aborto do mesmo, só pagando prá ver. Eles gostam mesmo é de holofote e mídia.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

A MÁFIA DO FUTEBOL

O Campeonato brasileiro de futebol está chegando em sua fase final e decisiva, nas três competições: Série A,B, e C. Na série A, o São Paulo já é o virtual campeão, não pelo seus méritos, mas pela incompetência de seus adversários, como Cruzeiro, Santos, Palmeiras, que não souberam administrar os resultados e perderam jogos tido como fáceis para times "pequenos". O Cruzeiro agora corre o risco de não chegar nem à Libertadores e quem já luta por uma vaga lá é o Flamengo que teve um péssimo início de campeonato. O Nordeste também corre o risco de ficar sem nenhum representante na série A de 2008, pois o América/RN já desceu e Náutico e Sport correm sério risco de cair para a série B, assim como o Corínthians, Atlético MG e Goiás.
Na série B o Coritiba estará de volta ao grupo de elite em 2008, outras 3 vagas estão sendo diputadas aí por Portuguesa, Vitória, Ipatinga, Criciuma e Fortaleza. Mas com dificuldades para os times do Nordeste chegar lá. Santa Cruz e CRB correm risco de descer para a série C.
Na série C temos ex-campeões brasileiros, como Bahia e Guarani, um vice, Bangu e times medianos como América MG e RJ, Bragantino e Paissandu, que não chegaram á fase final, exceção de Bahia e Bragantino. O Bahia está com dificuldades de subir para a série B de 2008. Para times que estão com dificuldades de sair da série C, não adianta nem sonhar com outros títulos, por que são equipes muitos ruins e devem continuar onde estão.
A Câmara Federal quer abrir uma CPI para investigar o escândalo Corínthians/MSI, deveria também estender essa CPI aos outros clubes do Brasil, pois como explicar times do Nordeste que são campeões em rendas nos clássicos regionais, como na Bahia, BAxVI, em Pernambuco NáuticoxSport, no Maranhão, Moto ClubexSampaio Correa, etc, etc. Esses times arrecadam fortunas e no entanto, as equipes são péssimas, os dirigentes não contratam bons jogadores, as equipes fazem campanhas horrorosas em competições Estaduais e Nacionais, como Copa do Brasil e Campeonatos brasileiros. Cabe à CPI investigar para onde vai tanto dinheiro, já que o clube e os torcedores não têm retorno desse dinheiro em bons jogadores e nem com o bom futebol.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

PARA QUE SERVE O STF,TSE, TCU, STJ, etc...

Centenas de políticos envolvidos em corrupção e desvio de verbas públicas, entre outros crimes, são punidos e até são cassados pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) em seu Estado. Mas, como sempre,eles recorrem, ganham a causa e são reconduzidos ao cargo pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), como acontece por esse Brasil afora com muitos Prefeitos, Senadores, Deputados e Governadores, como foi o caso de Cassio Cunha Lima, Governador da Paraíba, que foi cassado pelo TRE paraibano e reconduzido ao cargo pelo TSE.
O STF (Supremo Tribunal Federal) que é nossa maior côrte do país, funciona mais como instrumento de defesa de poderosos envolvidos em escândalos e crimes, do que como defesa do cidadão comum. Ou alguém conhece algum cidadão comum que teve acesso imediato ao STF? no STF os poderosos, que podem pagar bons advogados, conseguem liminar para não depor ou permanecer calado em depoimentos às CPI,s , conseguem Habeas Corpus para serem soltos, como fez o Ministro Marco Aurélio de Mello, que por 2 vezes mandou soltar os envolvidos da Máfia dos Bingos e caça níqueis presos na Operação Furacão no Rio de Janeiro, além de liberar os carrões apreendido dos mesmos. Na semana passada o STF aparece com uma nova medida, no mínimo estranha, proibindo a Polícia Federal de indiciar autoridades com foro privilegiado, como Políticos, Ministros, Juízes, etc. Tarefa essa que agora fica a cargo do Procurador Geral da República. Isso é um absurdo, é a legalização da impunidade e corrupção no país.
Essas aberrações e incompetência também passam pelo TCU (Tribunal de Contas da União). Ou temos conhecimento que o TCU tenha descoberto uma grande fraude nos órgãos públicos? parece que eles só fiscalizam as licitações e obras após o escândalo ser descoberto e divulgado pela imprensa. O mesmo acontece com o STJ (Superior Tribunal de Justiça) que é a penúltima instância antes do STF. Ele julga e condena, mas sempre em caráter provisório, o que termina levando o caso para o STF, que até hoje não condenou ninguém. Parece que o único órgão que funciona nos Estados são os TRT,s (Tribunal Regional do Trabalho) que julgam, fazem acordo e são isentos, apesar que temos aí causas trabalhistas, inclusive contra o Governo que levam 20, 30 ou mais tempo para serem julgadas, quando a parte recorre e leva o caso para TST (Tribunal Superior do Trabalho).

terça-feira, 2 de outubro de 2007

O ESPORTE NO BRASIL E O PATROCÍNIO.

Na final do Campeonato Mundial de Futebol Feminino na China, nesse domingo dia 30 de setembro, a Seleção Brasileira exibiu uma faixa pedindo apoio ao futebol feminino no Brasil. Elas estão cobertas de razão, pois no Brasil não há patrocínio ao esporte em geral. No Pan Rio 2007, nós vimos vários atletas que chegaram lá por conta própria, sem apoio de ninguém, no sacrifício, na luta e na garra e conquistaram medalhas, são verdadeiros heróis. O Governo Federal já faz sua parte, pois patrocina o esporte Nacional através das Estatais como: BANCO DO BRASIL, CAIXA FEDERAL, CORREIOS, PETROBRÁS, etc. e também está ajudando novos atletas através do Bolsa-Atleta, uma espécie de ajuda em dinheiro. Também falta investir mais em espaços para a prática de esportes em Escolas, praças públicas, etc. com criação de campos de futebol, quadras, ringues, tatames, etc. Isso é que deve fazer as três esferas de Poder Público no país.
Agora eu pergunto: cadê o patrocínio privado? cadê os Bancos? as grandes empresas? as grandes redes de Supermercados e Lojas? etc. Por que eles não patrocinam novos atletas?. Simplesmente esses capitalistas selvagens só visam o lucro imediato e preferem patrocinar a equipe ou atleta já famoso, pois lhe dá o retorno monetário a curto prazo. Talvez se eles deixassem de ser tão mesquinhos e egoístas, e investissem mais em nosso esporte, com certeza teríamos mais MARTAS, JADES, HYPÓLITOS, POPÓS, JANETES, MAURRENS, etc, etc, . As nossas meninas fizeram bonito na China, ficaram em 2º lugar, perdendo para a poderosa e organizada Alemanha, que têm campeonato regular, com equipes formadas profissionalmente e atletas ganhando para jogar. Depois desse alerta a CBF agora acena com uma promessa que a partir de 2008 haverá o primeiro campeonato brasileiro feminino d equipes. Vamos aguardar para ver, esperamos que não seja mais promessa vazia de nossos cartolas.