segunda-feira, 17 de maio de 2010

LULA ADIA SONHO NUCLEAR DO IRÃ.











A Secretária de Estado dos EUA Hillary Clinton falou que o Presidente Lula seria a última chance para negociar com o Irã e tentar demover a ideia de seu Presidente Mahmoud Ahmadinejad de continuar enriquecendo Urânio para fazer uma possível Bomba Nuclear. Ela acertou em cheio, o Presidente Lula e o Ministro das Relações Exteriores Celso Amorim juntamente com o Primeiro Ministro da Turquia Recep Erdogan conseguiram fechar um acordo com Irã, onde o mesmo enviará à turquia seu Urânio para ser enriquecido e usado em pesquisas Médicas e Agropecuárias, sendo assim para um fim pacífico.
O Presidente Lula conseguiu assim uma grande vitória da Diplomacia, do diálogo e da perseverança e evitando as sanções comerciais como os EUA queriam que o Conselho de Segurança da ONU aplicassem ao Irã deixando-o isolado do Mundo. Isso prova que a Diplomacia, quando se quer, consegue milagres e evita conflitos. Se a violência, ameaças, invasões e sanções resolvessem o problema os EUA já tinham levado a Paz ao Iraque e ao Afeganistão, assim como muitos paises já teriam acabado com o narcotráfico no mundo, onde só é empregado a força para o combate ao mesmo e não o uso da inteligência. O mesmo erro é cometido por Israel no Oriente Médio contra os Palestinos e o povo árabe, onde falta diálogo e Diplomacia.
Lula sai fortalecido dessa negociação e pode almejar qualquer cargo na ONU quando deixar o Governo do Brasil, inclusive de Presidente dessa entidade, ele teve um papel importante nessa cena e ficou mais conhecido ainda no mundo como um ator global em negociar e dialogar e conseguir resultados sem apelar para a truculência ou guerras.
Só resta agora ao Governo do Irã cumprir o acordo firmado.

Nenhum comentário: