domingo, 28 de novembro de 2010

GUERRA NO RIO..














Aquela imagem horrenda divulgadas pelas TVs dos bandidos fugindo em massa morro acima em debandada do Morro do Alemão e depois chegando como vitoriosos morro abaixo na Vila Cruzeiro nos deixou perplexos e com a pergunta, como a Pólícia deveria ter agido? matar todos os bandidos ou deixá-los fugir como aconteceu?
O Estado não pode descer ao nível do banditismo e agir da mesma maneira que aqueles que ele combate. Se a Pólícia atirasse para valer e matasse os cerca de 200 bandidos que empreenderam fuga a pé, de moto e caminhonete teria acontecido ali uma grande carnificina com uma enchurrada de sangue morro abaixo, filmado e trasmitido ao vivo pelas redes de TVs para o mundo todo e aí a imagem do país da Copa 2014 e das Olimpíadas de 2016, que já não é boa, estaria mais maculada ainda. A polícia nesse episódio agiu corretamente, usou o bom senso, pois a tarefa do Estado não é matar, mas prender o fora da lei para que ele pague pelo crime cometido. Como no Estado do Rio às vezes (que não é diferente do resto do país), as autoridades, os políticos e o Estado, além de boa parte dos policiais se confundem e se misturam com o banditismo e não dá para diferir quem está do lado da Lei, pois a corrupção impera entre eles.
Foi preciso a união do Estado do Rio, Exército, Marinha, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal para criar uma força única com tanques e blindados e invadir o Morro do Alemão para expulsar os bandidos de seus esconderijos, mas antes é preciso que se prenda todos eles, senão a árdua tarefa terá sido em vão, porque quando a polícia for embora dos Morros, os bandidos voltarão e começará tudo outra vez, como briga de gato e rato...

Nenhum comentário: