sexta-feira, 31 de agosto de 2012

PESQUISA ELEITORAL NAS CAPITAIS.

Pesquisas recentes divulgadas ontem e hoje por vários Institutos de Pesquisa Eleitoral, como IBOPE, VOX POPULI, CNT/SENSUS, etc apontam uma nova direção na preferência do eleitor em várias capitais do país. Em São Paulo o candidato tucano José Serra que saiu na frente na corrida pela Prefeitura, agora já está tecnicamente empatado com Fernando Haddad do PT que aparece na atual pesquisa com 16% e Serra com 20%, o líder continua sendo Russomano com 31%. Serra também viu sua rejeição subir para 43% além de não conseguir desvincular sua imagem do Prefeito Kassab que tem uma péssima administração municipal e de por várias vezes ter renunciado aos cargos que ocupava para concorrer à outras eleições. O povo não esquece. No Rio Eduardo Paes aparece com 51% e Marcelo Freixo do PSOL tem 13%. Em Porto Alegre o atual Prefeito do PDT aparece com 34% das intenções de voto e Manuela do PC do B tem 32%. Em Fortaleza Moroni Torgan do DEM lidera com 24% seguido do candidato do Governador Cid Gomes Roberto Claudio com 16% e Elmano Freitas do PT com 14%. Em Recife o candidato do Governador Campos subiu bastante e já ameaça Humberto Costa do PT na liderança. Em Salvador ACM Neto do DEM lidera sozinho com 41% das intenções de voto e logo atrás aparece Nelson Pelegrino do PT com 18%. O desgaste do atual Governador do PT na Bahia com as greves longas da Polícia Militar e dos Professores Estaduais e sua intransigência em não querer negociar o aumento salarial atrapalhou muito o desempenho de Pelegrino na eleição. Em São Paulo a subida de Haddad nas pesquisas deve ser creditada ao "efeito LULA" assim como a queda de SERRA deve ser culpa do "efeito KASSAB E FHC" seus padrinhos políticos.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

CENTENÁRIO DE JORGE AMADO E NELSON RODRIGUES.

Esse ano dois grandes nomes de nossa literatura se vivo fossem estariam completando 100 anos de vida. A 22ª BIENAL DO LIVRO em São Paulo que se encerra no próximo dia 19 de agosto está homenageando esses dois ícones escritores brasileiros. Homenagem mais que merecida e oportuna. O baiano JORGE AMADO e o dramaturgo, escritor, jornalista e cronista pernambucano NELSON RODRIGUES que são conhecidos no mundo inteiro por seus trabalhos literários que foram adaptados para TV, Teatro e cinema fazendo sucesso por onde passaram ou foram exibidos. Jorge Amado escritor brasileiro mais traduzido no Exterior, teve sua obra publicada em mais de 50 paises em 49 línguas e adaptadas para rádio, TV, cinema, teatro, dentre elas "Gabriela..." ; "Dona Flor..."; "Tieta"; etc. Conhecido como "o anjo pornográfico" , Nelson Rodrigues é considerado um dos maiores dramaturgo do Brasil. Nelson escreveu 17 peças, centenas de Contos e 9 romances, entre suas obras se destacam as peças: "Vestido de Noiva" de 1943 ; "Beijo no Asfalto" de 1960 e "Toda Nudez será Castigada" de 1965 em plena Ditadura Militar. Nelson também era um apaixonado por Futebol e tinha o Fluminense do Rio como seu time do coração e por coincidência nasceu junto com o primeiro jogo do clássico mais glamouroso do Brasil: FLA X FLU. Nossa homenagem à esses dois grandes escritores que levaram a Cultura brasileira ao mundo.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

CAETANO - UM GAROTÃO DE 70 ANOS.

Completou 70 anos nessa semana o maior gênio da MPB e com certeza o maior poeta vivo das Américas. Respeitado e admirado por muitos e talvez odiado por alguns. Caetano Veloso já começou no topo do sucesso e se mantén como top até hoje, é sucesso por 5 décadas sempre mantendo um equilibrio entre um sucesso e outro. Já lançou muitos nomes na MPB, como Marina, Maria Gadú, onde gravou um DVD do show que percorreu o Brasil e foi sucesso de público e crítica. Defendeu e "ressucitou" para o sucesso antigos cantores como Fernando Mendes, Peninha, Luiz Gonzaga onde ainda no exílio Caetano regravou ASA BRANCA com uma nova roupagem, parecendo uma oração e um lamento sertanejo da saudade da terra amada Brasil. Ele gravou músicas que se tornaram hinos e pura poesia como TROPICÁLIA, TEMPO, TEMPO, TEMPO entre tantos outros sucessos. Ainda na década de 60/70 se tornou ícone e porta voz de movimentos estudantis e revoltas sociais com o movimento TROPICALISTA, junto com Gil, Gal, Tom Zé e Rita Lee. "Nossos ídolos ainda são os mesmos...e fazemos tudo como nossos pais..." trecho da música "como nossos pais" de Belchior, gravada por Elis. Essa música reflete os ídolos setentões que são os mesmos como Gil, Chico, Milton, Roberto e outros que continuam no topo dos sucessos. Caetano continua atual, se renovando, se reciclando, com novas ideias e novas mensagens em sua poesia. Por isso que ele se mantém com TOP por vários anos. Às vezes peca um pouco quando tentar opinar sobre política, que não é o seu forte. Nelson Rodrigues tinha razão: toda unanimidade é burra. Por isso poucos não gostam de Caetano. Axé Caê, muita saúde para você meu Rei. Vamos todos caetanear...

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

"VIVENDO" COM A MORTE.

"Cada vez que eu me despeço de uma pessoa pode ser que essa pessoa esteja me vendo pela última vez. A morte, surda, caminha ao meu lado, e eu não sei em qual esquina ela vai me beijar. Morte, morte, que talvez seja o GRANDE SEGREDO DESSA VIDA..." (Canto para minha morte - Raul Seixas) O que é a morte? a ausência de vida, ou a falta de sorte? qual a verdade mais pura, mais dura? sem sombra de dúvida a maior certeza do mundo é a morte, todos morrerão um dia, é uma certeza indiscutível e inevitável. A vida não. A vida é evitável e finita, pois muitos não tiveram direito à vida: ou morreram ainda no útero materno ou ao nascerem de problemas diversos. A morte é traiçoeira, sorrateira, está sempre à espreita escolhendo a próxima vítima, te pega sem aviso, sem você esperar, não te dá prazo nem chance de defesa, não aceita argumentos nem negociações... A vida é uma eterna batalha contra a morte, uma luta desigual onde sempre sairá como vencedora aquela velha senhora com uma foice certeira e afiada que ela carrega nas costas sob uma mortalha como vestimenta e seus golpes são fatais. Foi assim que a morte chegou vestida de cetim, como diz Raul na música, e num golpe certeiro e traiçoeiro ZÁS... levou MEU PAI, sem lhe dar uma chance de se defender ou se despedir da família, que ficou órfão de um bom PAI, um bom filho, um bom marido...um exemplo de HOMEM e de CIDADÃO...oh morte, será você o grande segredo e o mistério do UNIVERSO???