quarta-feira, 30 de outubro de 2013

O gosto musical do brasileiro.

Imagens da Web. Em recente pesquisa divulgada pelo IBOPE (28.10.13) realizada nas capitais e regiões metropolitans de todo o país foi analisado os estilos musicais mais ouvidos no rádio pelo público brasileiro. Segundo o estudo que recebeu o nome de "Tribos Musicais", o gênero SERTANEJO aparece em primeiro lugar como a mais ouvida por 53% dos entrevistados,depois o ROCK(52%), em seguida aparece MPB(47%), SAMBA/PAGODE(43%), FORRÓ(31%), GOSPEL(29%), AXÉ(26%), FUNK(17%)CLÁSSICA(11%), e JAZZ/BLUES(9%). Os ouvintes do estilo Setanejo/samba/pagode foram apontados como pertencentes à classe C. Já os ouvintes de MPB e ROCK foram apontados como integrantes das classes A e B e 13% deles possuem ensino superior. A pesquisa também detectou que 70% dos ouvintes de ROCK também ouve MPB, enquanto 42% dos ouvintes de MPB escuta ROCK. Já os ouvintes do estilo GOSPEL/FUNK estão localizados nas classes C, D e E. Isso retrata bem o gosto musical e os vários estilos regionais que faz do Brasil um país com muita diversidade cultural através da nossa origem e da miscigenação com as misturas de raças de todo o mundo que prá cá vieram.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Dez anos do Bolsa Família: menos pobreza no Brasil.

Imagens da Web. Criticado por muitos políticos da oposição e pela imprensa como sendo um programa político-eleitoreiro e que era chamado por eles de "Bolsa vagabundagem" o Bolsa Família ganhou respeito no mundo e passou a ser elogiado e copiado no exterior e foi eleito pela ONU como o melhor programa de distribuição de renda e de combate à miséria e a pobreza do mundo. O Bolsa Família foi criado no início do Governo Lula em 2003 e hoje é pago a 13,8 milhões de famílias de norte a sul do país, beneficiando cerca de 50 milhões de pessoas diretamente com distribuição de R$ 24 bilhões/ano entre os bolsistas, o que representa apenas 0,5% do PIB brasileiro. O retorno do BF é imensurável, pois com ele o país tem menos crianças fora da escola, menos desnutrição, menos doenças infantil, menos fome e maior consumo e crescimento da economia como um todo. O Bolsa Família reduziu em 28% a pobreza extrema no ano de 2012, na década, 22 milhões de pessoas foram resgatados da pobreza confirmando que esse programa é a maior arma e o maior instrumento para se enfrentar a miséria absoluta. A maior parte do dinheiro do BF é gasto em alimentação (gênero de primeira necessidade), material escolar, vestuário e remédios. Ainda existem falhas no programa que devem ser aprimorados. Como pessoas com renda alta recebendo indevidamente o BF e recentemente foi descoberto cerca de 2.168 políticos e seus funcionários recebendo o BF. Mas isso é fraude cometida pelas Prefeituras no ato das inscrições por Prefeitos e Secretários corruptos e como tais devem ser punidos na forma da Lei. O valor pago por cada criança ainda é pequeno. Mas o pouco para quem não tinha, pode representar muita coisa e trazer muitas soluções.O BF deve ser ampliado. Aqueles que criticam o BF é porque não precisam, não sabem o que é pobreza e não conhecem a miséria. Vivem em seus castelos como sultões.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Biografia não autorizada:interesse das editoras e dos biográfos.

Imagens da Web. A polêmica e o debate da vez no Brasil é a ação de inconstitucionalidade (Adin) movida pela Associação Nacional dos Editores de Livros no STF contra a Lei 10.406/2002 que dá ao biografado o direito de proibir a publicação e circulação de um livro sobre ele. Os editores alegam a defesa da liberdade de expressão e da informação. A associação Procure Saber, que conta com vários nomes da MPB como Roberto Carlos, Caetano, Gil, Djavan e Chico Buarque alegam o direito à privacidade e a intimidade que são invioláveis e garantida pela Carta Magna. Ora, como no Brasil muitos jornalistas e a mídia só pensam em explorar a vida privada da pessoa famosa, quantos amantes teve na vida, quantas transa deu na noite, se é homossexual ou não, o autor da biografia e sua editora iriam fazer fortuna com a exploração da vida alheia com fatos oportunistas, difamatórios e ofensivos à vida particular do biografado e de sua família. Depois que uma pessoa famosa tem seu nome jogado na lama, não adianta entrar na Justiça para pedir indenização ou proibir a circulação do livro, pois no Brasil tudo é lento e a Justiça anda montada numa tartaruga.É como disse Djavan: "nos países desenvolvidos, você pode abrir um processo. No Brasil também, com uma enorme diferença: nós não somos um país desenvolvido". A família do ex-jogador Garrincha proibiu o escritor Rui Castro de lançar sua biografia, assim como o cantor Roberto Carlos. No mundo, apenas 4 países autorizam a publicação de biografias de famosos sem autorização do mesmo ou de familiares: EUA, França, Reino Unido e Espanha, mas se o biografado se sentir ofendido em sua honra, intimidade ou imagem, ele aciona a editora e o autor na Justiça e tem uma resposta imediata da mesma, antes que o dano seja causado. Falar da obra do artista em uma biografia sim. De sua vida privada não.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

ELEIÇÕES 2014: Novo cenário.

Imagens da Web. O cenário político para Presidente do Brasil mudou. Dos quatro virtuais candidatos, agora só restam 3. Quando todo mundo esperava a filiação de Marina Silva ao PPS de Roberto Freire - que também já havia convidado José Serra para ser candidato por sua legenda - eis que Marina toma a decisão e se filia ao PSB do candidato Eduardo Campos, deixando seus eleitores de boca aberta sem entender nada. Ela, sendo a segunda colocada em todas as pesquisas de intenção de votos como candidta à Presidente se filia ao PSB para ser vice de E. Campos. É um tiro no escuro, ou no pé. Eduardo Campos aparecia nas pesquisas em último lugar sem apresentar nada de novo como proposta, assim como Aécio Neves que não tem plataforma política e nem diz ao que veio e o que pretende fazer para alavancar a economia brasileira. Como em todas as pesquisas o eterno candidato José Serra aparece à frente de Aécio, não estranhe se Aécio renunciar à candidatura pelo PSDB e Serra se tornar o candidato oficial dos tucanos, seja por denúncias anônimas, dossiês ou vazamentos de notícias na mídia contra o tucano mineiro. Nisso Serra é especialista para afastar quem atrapalha seus objetivos de sua frente. Dilma tem tudo para ganhar já no primeiro turno e conta com o apoio de seu mais forte cabo eleitoral: o ex-Presidente Lula.