terça-feira, 22 de outubro de 2013
Dez anos do Bolsa Família: menos pobreza no Brasil.
Imagens da Web.
Criticado por muitos políticos da oposição e pela imprensa como sendo um programa político-eleitoreiro e que era chamado por eles de "Bolsa vagabundagem" o Bolsa Família ganhou respeito no mundo e passou a ser elogiado e copiado no exterior e foi eleito pela ONU como o melhor programa de distribuição de renda e de combate à miséria e a pobreza do mundo.
O Bolsa Família foi criado no início do Governo Lula em 2003 e hoje é pago a 13,8 milhões de famílias de norte a sul do país, beneficiando cerca de 50 milhões de pessoas diretamente com distribuição de R$ 24 bilhões/ano entre os bolsistas, o que representa apenas 0,5% do PIB brasileiro. O retorno do BF é imensurável, pois com ele o país tem menos crianças fora da escola, menos desnutrição, menos doenças infantil, menos fome e maior consumo e crescimento da economia como um todo.
O Bolsa Família reduziu em 28% a pobreza extrema no ano de 2012, na década, 22 milhões de pessoas foram resgatados da pobreza confirmando que esse programa é a maior arma e o maior instrumento para se enfrentar a miséria absoluta. A maior parte do dinheiro do BF é gasto em alimentação (gênero de primeira necessidade), material escolar, vestuário e remédios.
Ainda existem falhas no programa que devem ser aprimorados. Como pessoas com renda alta recebendo indevidamente o BF e recentemente foi descoberto cerca de 2.168 políticos e seus funcionários recebendo o BF. Mas isso é fraude cometida pelas Prefeituras no ato das inscrições por Prefeitos e Secretários corruptos e como tais devem ser punidos na forma da Lei.
O valor pago por cada criança ainda é pequeno. Mas o pouco para quem não tinha, pode representar muita coisa e trazer muitas soluções.O BF deve ser ampliado.
Aqueles que criticam o BF é porque não precisam, não sabem o que é pobreza e não conhecem a miséria. Vivem em seus castelos como sultões.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário