terça-feira, 3 de novembro de 2009

CLASSE MÉDIA NO CRIME.



Cada vez mais vemos jovens da classe média envolvida com o crime e com as drogas, geralmente são frequentadores de academias de ginástica, casas noturnas e bares de luxo em bairros nobres, moram em prédios de luxo ou condomínios fechados, andam em carros caros, motos velozes e usam armas sofisticadas, são os chamados pitboys que agem em bando. Consomem drogas como maconha, cocaina, ecstasy e LSD.Esses jovens da classe média faturam muito dinheiro com a venda de drogas sintéticas, roubos de carros e até mesmo sequestros.
Na antiga FEBEM de São Paulo, hoje chamada de CASA, houve um aumento de mais de 20% na internação de jovens infratores de 2008 para 2009, desses internos quase 30% são oriundos da classe média, onde eles têm família, casa própria, carro, etc. Isso desmistifica a ideia de que o envolvimento e a origem do crime está ligado à pobreza e à miséria. A crença de que o crime e a pobreza andam juntas, é falsa e preconceituosa, se fosse verdadeira, não existiria mais presos em São Paulo do que em todo o Nordeste junto.
Há muitos bandidos morando em casas confortáveis e apartamentos com ar condicionado e poltronas felpudas tanto quanto em barracos das favelas e periferias desse país afora. Mais do que a pobreza, ou a miséria, é a falta de limites que os pais não impõem a seus filhos, que não sabem dizer NÃO na hora certa, que não corrigem seus filhos quando erram, ou cometem alguma coisa grave na rua, na escola, etc. Também a falta de empregos, oportunidades e perspectivas de futuro para os jovens que influencia nas altas taxas da criminalidade, a ociosidade contribui para isso tudo, pois um jovem que não trabalha e nem estuda é uma presa fácil na mão dos marginais que estão aí para aliciar e levá-los para o crime com a promessa de ganho fácil e rápido de dinheiro através do crime organizado.
No Brasil, há uma estimativa de que cerca de 12% de jovens entre 18 e 24 anos vivam na ociosidade, sem trabalhar e sem estudar, ou seja, mais de 1,5 milhão deles, isso sem contar os menores de idade que cada vez mais entram para o crime precocemente.
O aliciador promete aos jovens viagens pela Europa, carrões, altos ganhos, curtição e vida de luxo para que eles passem para o lado do crime, principalmente as mulheres que cada vez mais estão entrando para a vida bandida. A droga é o primeiro caminho para o jovem entrar para o mundo do crime, do roubo, da prostituição, etc e a primeira vítima geralmente é a própria família. E quase sempre é um caminho sem volta.

Nenhum comentário: